domingo, 26 de maio de 2013

COCO!!! Óleo de coco!! Tudo de bom, saiba porque!

Desde que comecei a dar mais atenção a minha saúde e ao estilo alimentar de minha família, eu mudei todos os alimentos de nosso consumo, começando por "Não" comprar mais: - alimentos de base industrializados, - pré-preparados, - com agrotóxicos e geneticamente modificados, - de origem animal (exceto ovos e peixes) ;  . . . . em troca adicionei muitas frutas e verduras CRUAS em nosso cardápio, grãos, plantas, ervas, todos orgânicos, e consequentemente preparando muitas receitas e alimentos deliciosos e saudáveis com todas essas dadivas da natureza! Os resultados vem sendo muita saúde, uma felicidade mais plena, boa forma fisica, e melhor ainda: minha consciência de mae, limpa,. . . sabendo que estou dando e fazendo o melhor por meus filhos e por mim mesma, pois a longo prazo, isso eh saúde na vida desse tempo "presente" e principalmente na vida "futura" de todos nos. Sim eu quero viver pra la de meus 90 aninhos se Deus permitir, amo viver, e principalmente sendo uma velhinha feliz com saúde e uma "Não" maria das dores, ehehehe. . .
E entre a infinidade de alimentos saudáveis que existem, dos quais venho buscando consumir, hoje gostaria de falar um pouco sobre o COCO! Isso mesmo o coco, um alimento extremamente delicioso, saudável e de mil e uma utilidades!! Alem de usa-lo na minha cozinha eu também o uso em toda minha pele como hidratante, ao redor dos olhos como antirrugas, nos meus cabelos, e como protetor solar! Sempre compro a versão do oleo de coco pastosa, que se solidifica em ambientes mais frios, eu gosto mais dele assim, acho mais fácil usa-lo dessa forma.
Algumas pessoas estiveram me perguntando sobre as propriedades e as vantagens do óleo de coco, por isso decidi hoje falar um pouquinho dele!
Estarei postando muitas receitas com o coco, inclusive já postei a receita do chocolate cru orgânico, que a base dele é o óleo de coco, . . . . estarei postando minha receita de manteiga de coco com um vídeo que estou editando também,..... resumindo, eu uso ele em tudo, em todas minhas receitas cozidas, e em saladas cruas e junto uso o azeite de oliva.
Então para introduzir, quero dar uma previa para vocês saberem melhor porque eu amo tanto esse alimento maravilhoso! Só para terem uma idéia, o óleo de coco é o mais saudável para cozinhar, além também de uma das melhores opções para a pele e cabelos!

Aqui uma breve explicação retirada de estudos feitos com o coco :


Saúde


É um alimento complementar com inúmeras propriedades benéficas para a saúde, proporcionando fortalecimento do sistema imunológico, facilitando a digestão e a absorção de nutrientes.
São encontradas diversas substâncias no óleo de coco, entre elas os ácidos graxos essenciais e o glicerol, que é importante para o organismo – com ele o corpo produz ácidos graxos saturados e insaturados de acordo com suas necessidades. O óleo de coco apresenta um alto índice de ácido láurico, ácido mirístico e ácido caprílico, entre outros. O ácido láurico é um ácido graxo de cadeia média, que é transformado em monolaurina no corpo humano.
O óleo de coco virgem não é um medicamento, e sim um alimento complementar coadjuvante na prevenção de diversas doenças. Por isso, deve ser consumido diariamente para que o organismo obtenha uma reserva de ácidos graxos, presentes no óleo de coco.
Se emprega fundamentalmente como humectante (em forma de sabões) e atua sobre a pele como uma capa protetora ajudando a reter a umidade. Atua como um azeite suave e sedoso muito recomendado para pele irritada e inflamada e também se recomenda para aquelas pessoas que têm uma pele sensível. É um excelente acondicionador sem enxague para o cabelo se é aplicado em pequenas quantidades nas pontas, com o cabelo limpo, e nunca sobre o couro cabeludo, já que este produz suas próprias substâncias oleosas.
O teor de gordura saturada do óleo de coco é semelhante ao do leite humano, o que significa que ela é de fácil digestão, gerando energia rapidamente e efeito benéfico sobre o sistema imunológico.

Culinário

Quando submetido a altas temperaturas, o óleo de coco virgem não perde suas características nutricionais, sendo considerado um óleo estável. É também considerado o mais saudável para cozinhar, não apresentando gordura trans gerada pelo processo de hidrogenação, que está presente em todos os óleos de origem vegetal, como os de soja, canola, milho e até o de oliva, que é considerado o óleo mais saudável".
É estável sob altas temperaturas, ajuda a manter o peso, diminui o colesterol e protege contra doenças cardiovasculares.
O coco pode ser considerado um alimento funcional, pois é rico em proteínas, carboidratos, óleos e minerais e vários componentes benéficos à saúde, classificados como nutracêuticos, como os ácidos láurico, mirístico e palmítico.
Cerca de 50% da gordura do coco é composta pelo ácido láurico, o seu principal ácido graxo, de cadeia média, que no corpo humano se transforma em monolaurina, um monoglicerídeo de ação antibacteriana, antiviral e antiprotozoária, usado pelo organismo para destruir a capa lipídica de vários microorganismos.

Lembrando também que a maioria dos óleos provenientes da soja, milho e canola são geneticamente modificados, alimentos GMO's são muito perigosos a saude,   . . . . então o cuidado maior em consumir esses óleos aumenta!! O ideal é comprar os rotulados orgânicos, pois alimentos orgânicos além de serem livres de agrotóxicos também nao podem ser geneticamente modificados. Por isso eu optei por consumir somente o óleo de coco orgânico em minha cozinha, e como já mencionei antes, também o azeite de oliva!







Esses são informativos que tenho de paginas do facebook!! 

Essa é minha super dica de hoje!! Estou trabalhando na edição dos videozinhos que tenho com o coco, assim que tiver pronto venho com novos posts que as meninas vem me cobrando, desculpa minha demora gente, mas conseguir um tempinho para digitar aqui é um milagre dos céus, ehehehe, e quando meu computador decide me ajudar também, pois ele anda mais lento que tartaruga!

Entao usem e abusem do óleo de coco e da fruta em si, nosso corpinho, nossa saúde agradece! Se ame, se cuide!

Nenhum comentário:

Postar um comentário